quinta-feira, 17 de novembro de 2011

    O TRÍPLICE  ASPÉCTO  DO  DESENVOLVIMENTO  SOCIAL

         O Ser humano é essencialmente um ser social, que busca sempre se relacionar com seu próximo e viver em grupos e comunidades.        

        A ação do governo no sentido de organizar as instituições do Estado, na verdade possui um objetivo maior que é buscar o Desenvolvimento Social, entendido como a existência da prosperidade, da harmonia e da paz social no âmbito da população.

        O Desenvolvimento Social assim entendido, apesar de ser um objetivo global, na verdade deve nascer a partir de pequenos grupos existentes nas  comunidades, para depois gradualmente ir se expandindo, em função do poder multiplicador dos exemplos práticos, e desse modo formar uma base consistente nas comunidades para se integrar nas Políticas Públicas Sociais como um todo.

         A comunidade é a “célula mater” dos municípios, pois é através delas que a o município toma forma e se estrutura nos seus aspectos materiais,  populacionais e institucionais.

         Do mesmo modo , a família é a “célula mater “ das comunidades , pois é através dela que se formam os grupos que irão dar origem à comunidade , com sua área , população e instituições sociais.

         Portanto , estando as famílias saudáveis, motivadas e realizadas perante seus objetivos existenciais, implicitamente também estarão as comunidades plenamente resolvidas e robustecidas, diante da magna tarefa, de levar para todos  seus integrantes,  a convivência, a harmonia e a felicidade .  

         Assim, surge claramente a importância de se orientar as comunidades através de seus líderes e pessoas formadoras de opinião, para a busca de uma orientação metodológica, capaz de levar seus moradores, a obter um maior nível de Qualidade de Vida Pessoal, através de um adequado Treinamento e Desenvolvimento de suas capacidades pessoais.

        Desse modo, o Desenvolvimento Social compreende o trabalho de  estruturar e integrar ações, para obtenção de um maior nível de Qualidade de Vida Pessoal nas comunidades, para formulação das Políticas Públicas Sociais e também para diagnosticar as condições do Meio Ambiente Físico, onde se localizam as comunidades.

        Com o objetivo de dar uma maior compreensão desse sistema tríplice, relacionamos a seguir os diversos setores ou áreas, de cada um desses aspectos do Desenvolvimento Social.

                                                                                                                        02


        O Meio Ambiente, é a base física que serve de suporte material à presença da comunidade naquela área. Ele existe, tal como é, e portanto precisa ser conhecido detalhadamente através de um diagnóstico objetivo e prático que discrimine todas suas características  , inclusive com as alterações oriundas de seu uso em atividades econômicas diversas e com as instalações urbanas e viárias, nele existentes.

       Numa visão ampliada, ele compreende o diagnostico inicial sobre os seguintes aspectos e setores da comunidade em análise:

1 ) Área física (Extenção, Localização, Limites);
2 ) Relevo;
3 ) Hidrografia;
4 ) Clima;
5 ) Agricultura;
6 ) Pecuária ;
7 ) Industria;
8 ) Comércio;
9 ) Serviços;
10 ) Saúde;
11 ) Educação;
12 ) Lazer;
13 ) Templos;
14 ) Rede viária;
15 ) Aeroporto;
16 ) Porto;
17 ) Transporte (Linhas de ônibus, Taxis, Pontos);
18 ) Comunicações;
19 ) Energia;
20 ) Água;
21 ) Esgoto;
22 ) Urbanização;
23 ) Poluição local (ar, rios, riachos, lixo, industrias, etc).

       O segundo aspecto do Desenvolvimento Social, é o conjunto das Políticas Públicas Municipais que criam a estrutura legal, para permitir e disciplinar a regularização das diversas atividades de caráter social, essenciais para a existência de uma comunidade saudável e organizada.

       Essas Políticas Públicas Municipais, se integram as Políticas Públicas Estaduais e Federais, ampliando as ações em nível local, através de adequações as necessidades particulares de cada comunidade, e aos recursos municipais existentes.

       Elas exprimem a vontade do legislador e compreendem a existência de legislações específicas para organizar e disciplinar os seguintes setores:

                                                                                                                       03

1 ) Urbanização;                                       10 ) Educação;
2 ) Moradia;                                              11 ) Lazer;                       
3 ) Saneamento básico;                             12 ) Cultura;   
4 ) Industrial;                                             13 ) Segurança;
5 ) Comercial;                                           14 ) Trabalho;
6 ) Serviços;                                              15 ) Tributário;
7 ) Ambiental;                                            16 ) Energia;  
8 ) Transportes;                                          17 ) Assistência  Social.
9 ) Saúde;

      Finalmente, o terceiro aspecto do Desenvolvimento Social, é a Qualidade de Vida Pessoal, de cada integrante da comunidade,  pois através desse aspecto o Desenvolvimento Social se transforma em Ação Objetiva, justificando assim a razão de sua existência .

         A Qualidade de Vida Pessoal compreende a realização de um trabalho educacional / comunitário, orientado para aumentar os níveis de realização, nos seguintes aspéctos, em cada um dos membros da comunidade:

1 ) Saúde;                                               5 ) Religiosidade;                                                     
2 ) Educação;                                          6 ) Lazer;
3 ) Realização Material;                            7 ) Desenvolvimento Pessoal                                      
4 ) Realização Emocional;

        Desse modo, ressalta-se a importância da conquista de um maior nível de Qualidade de Vida e de Desenvolvimento Pessoal, como elementos geradores da materialização no plano físico do Desenvolvimento Social das Comunidades, quando passam a transformar em Ação Objetiva toda uma potencialidade adormecida e latente do Poder Público e do Meio Ambiente na comunidade.

        Essa Ação Objetiva, é a transformação de cada membro da comunidade em uma Nova Pessoa, com melhor nível de Qualidade de Vida, mais capaz, mais consciente, mais realizada, participante ativa de todas as ações sociais da comunidade, criando e desenvolvendo valores positivos em prol da melhoria do todo.

        A criação e desenvolvimento dessa Nova Pessoa, é a razão de ser do Desenvolvimento Pessoal, que busca acima de tudo a valorização da pessoa humana, através  do fornecimento de condições ótimas, em termos de apoio material e legal, para que cada Ser humano possa ajudar a criar uma sociedade humana harmonizada, saudável, consciente e participativa.

Esta é portanto, a essência do Desenvolvimento Social, a criação da paz e da prosperidade social nas comunidades, para que possa ser gerado o bem comum e a felicidade para todos.   

                                                                                                                          4

Nenhum comentário:

Postar um comentário